Entre os encaminhamentos aprovados está o Auxílio Seca, uma proposta da Força Sindical do RN. O objetivo é garantir que no período de seca o trabalhador rural receba o auxílio de um salário mínimo, isso quando a prefeitura da região decretar Estado de Calamidade Pública.
A delegação do SENALBA/RN, representada pelo presidente Edinaldo Gomes, o vice-presidente Valter Amorim, além dos diretores Zé Maria, Manoelzinho e Zé Antônio, marcou presença ativa em todos os momentos de debates ocorridos no congresso.
O tema “Garantir conquistas, mais empregos, direitos e cidadania” serviu para orientar as discussões sobre a situação nacional e internacional. Assim como no Brasil, no mundo inteiro a classe trabalhadora enfrenta ataques e se mobiliza em defesa dos direitos e pela garantia de conquistas. Não à toa o Brasil vive um momento de muitas mobilizações com o povo nas ruas.
Serviços públicos de qualidade, redução da jornada sem redução de salário, fim do fator previdenciário, fim do Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização, reforma Agrária e o fim dos leilões do petróleo, são algumas das bandeiras de luta que estão sendo levantadas pelo movimento sindical e popular nas ruas do país.
Ao final do congresso foi aprovado um documento que aponta novas mobilizações e um calendário de lutas com o objetivo de fortalecer a organização da classe trabalhadora por justiça social.