Há 17 anos, o colaborador do Sesc Cidade Alta (Natal), Marcio Nepomuceno, segue um trajeto que o leva ao mesmo destino: o Hemonorte. Das duas bolsas de sangue que ele doa a cada visita à instituição, são extraídas as plaquetas para pessoas com leucemia. Uma iniciativa tão nobre que, no último sábado (04/06), foi reconhecida. Ele foi escolhido para ser um dos condutores da tocha olímpica 2016 durante sua passagem por Natal.
Marcio foi selecionado por um dos bancos patrocinadores das Olimpíadas 2016 para acender a tocha e carregá-la por 200 metros pelas ruas da capital potiguar. Mas não foi ele quem contou sua história para ser selecionada; foi o seu sobrinho Felipe Nepomuceno, que mora em São Paulo. “Ele me ligou pra saber como era isso da doação de plaquetas, e aí me indicou para o banco. Achei muito bacana da parte dele”.
Por ser um doador antigo e constante, Marcio até já recebeu, por dois anos consecutivos, a condecoração de Maior Doador de Plaquetas do Rio Grande do Norte. Uma regularidade, muitas vezes quinzenal, que gerou ameaças à sua saúde.
“O médico pediu para eu parar por um tempo porque eu poderia desenvolver flebite, que é um endurecimento das veias”, relembra.
Mas nada que o fizesse desistir de ajudar a quem precisa. Até hoje, Marcio continua dando literalmente o sangue durante uma hora e todo mês para fazer a diferença na vida de quem tem leucemia.
Ao ser selecionado para conduzir a tocha olímpica em Natal, Marcio sentiu-se orgulhoso. “Não gosto de ficar espalhando minhas boas ações. Então achei legal meu sobrinho me indicar e eu ter sido selecionado. Foi uma emoção e um reconhecimento muito grandes. A ficha só caiu quando a tocha acendeu. É de arrepiar”, conta o sesquiano.
Marcio também é atleta nas horas vagas, tendo participado de diversas corridas de rua, incluindo do Sesc RN. Com isso, a satisfação de contribuir para uma olimpíada sediada no Brasil foi ainda maior. “Foi um combo. Juntei o útil ao agradável. Isso simbolizou muito para mim, porque eu já corri várias corridas de rua e por eu estar conduzindo o símbolo da paz entre os povos, que é o que a tocha significa”.
//Fonte: Fecomercio/RN
O SENALBA/RN parabeniza com muito orgulho o nosso sindicalizado, Marcio Nepomuceno, pelo gesto de solidariedade ao próximo que o levou a ser selecionado para conduzir a tocha olímpica em Natal.