Avança debate sobre custeio sindical em comissão da Câmara

598

A Comissão Especial de Financiamento de Atividade Sindical, que apresentará proposta sobre o custeio das entidades, realizou audiência pública ontem (22), na Câmara dos Deputados.

Representantes de quatro Centrais Sindicais e do Ministério Público do Trabalho participaram.

A Comissão é presidida pelo deputado Paulinho da Força (SD-SP) e tem como relator o deputado Adalberto Galvão (PSB-BA). Após o encontro, a Agência Sindical falou com três dirigentes que participaram da audiência.

Segundo o presidente da Nova Central, José Calixto, a primeira audiência foi proveitosa. “A reunião correspondeu às expectativas. Houve comentários de todos os participantes. Eu pude enfocar a questão do custeio sindical e da representatividade”.

Custo – Para o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna), a solução do impasse em torno do custeio “é importante porque os Sindicatos estão enfrentando dificuldades para bancar campanhas salariais fortes, devido à intervenção do Ministério Público”. “A taxa assistencial é revertida em instrumentos que potencializam as campanhas”, diz.

Lei – Alvaro Egea, sercretário-geral da CSB, considera oportuno o trabalho da comissão, que vai resultar em um projeto de lei que dará segurança para a atividade sindical. “Com uma lei vamos impedir a interferência e fortalecer a atividade sindical, criando uma fonte perene de financiamento”, observa.

Fonte: fsindical.org.br