Por assessoria de imprensa | Fotografia: Taian Marques
Diversas categorias de trabalhadores participaram da Plenária que reuniu dirigentes locais e nacionais.
Nesta quinta, dia 15, ocorreu a Plenária Estadual da Força Sindical no Rio Grande do Norte. O evento que aconteceu no Praiamar Hotel, em Natal (RN), teve início com a abertura pelo presidente da regional no Estado, José Antônio, que saudou os participantes e passou a palavra para Geraldino Santos, secretário de relações sindicais da executiva nacional.
A Plenária contou ainda com a participação do vice-presidente nacional João Batista Inocentini, que falou sobre as lutas da classe trabalhadora em meio a crise que toma conta do país. Ele criticou as medidas provisórias 664 e 665 impostas pela presidente Dilma Rousseff, que reduz direitos como auxílio-doença, pensão por morte, seguro defeso, abono salarial e seguro desemprego.
Durante a Plenária o técnico Altair Garcia, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), fez uma apresentação sobre as Medidas Provisórias 664 e 665, Em seguida, ele fez uma análises dos indicadores econômicos do Brasil e da região Nordeste, fatores importantes como PIB (Produto Interno Bruto) e inflação que fazem parte das negociações coletivas.
Logo após, o assessor político sindical, Hugo Perez, falou sobre as relações de trabalho em nossa sociedade e a eterna luta de classes para realizar o sonho de comida melhor na mesa, do filho estudando na faculdade, entre outros direitos que são legítimos da classe trabalhadora. Uma discussão que alertou para a necessidade da consciência de classe.
Vamos precisar de todo mundo
pra banir do mundo a opressão”
A estrofe acima, do cantador popular Beto Guedes, reafirma a necessidade de unir forças para fortalecer cada vez mais a organização da classe trabalhadora. A filiação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Gonçalo do Amarante, junto à Força Sindical, representa um grande avanço para o movimento sindical. Mais um importante passo da regional no RN, que realiza uma Plenária vitoriosa e fortalecida pela presença de importantes categorias de trabalhadores.