Nesta quarta-feira, dia 25, iniciaram as atividades do 2º Seminário de Formação Sindical, na colônia de férias da Federação dos Químicos e Farmacêuticos, em Balneário Pinhal.
A primeira palestra do evento organizado pela Força Sindical-RS, foi ministrada pelas jornalistas da Força Sindical-RS e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec/POA), Ligiane Brondani Lopes e Gabriella Oliveira. As profissionais falaram sobre a importância das redes sociais para as entidades sindicais na divulgação das atividades e na aproximação com o trabalhador.
As principais redes sociais, suas funcionalidades e as precauções com o uso das tecnologias também foram temas abordados.
“As redes sociais atendem a um dos anseios mais antigos das pessoas, que é fazer parte, integrar, necessidade de socialização, que está ligada a cultura participativa. Estes canais de comunicação crescem cada vez mais no país e hoje são utilizados pelos sindicatos e organizações para divulgarem as reuniões, mobilizações, além de estreitar o relacionamento com os sócios”, afirmou Brondani.
Segundo a assessora do Sindec/POA, as redes sociais têm transformado a forma de comunicar das pessoas, tamanha é a capacidade do seu alcance mundial, influenciando opiniões, mobilizando e criando grupos e trazendo informações em questão de segundos.
Oliveira ainda alertou para a importância da divulgação ser feita por profissionais qualificados. “Eles terão a capacidade de monitorar a opinião dos associados e oferecer respostas rápidas e completas. Isso aumenta a credibilidade do sindicato”.
As atividades do seminário estendem-se até a sexta-feira, dia 27 e ainda terá a participação do presidente Clàudio Janta e de palestrantes que abordarão o direito do trabalho, dissídio coletivo, dicção e oratória.
Fonte: www.fsindical.org.br/