Emprego na indústria recua 0,3% em abril

686

Na comparação anual, queda foi mais intensa, de 2,2%

O emprego na indústria brasileira recuou 0,3% em abril, na comparação com março, informou o IBGE nesta quarta-feira. Na comparação com igual mês do ano passado, a queda foi mais intensa, de 2,2% — a 31º contração consecutiva. O indicador também apresentou resultados negativos no acumulado do ano (-2%) e em 12 meses (-1,5%).

A pesquisa mostrou ainda que o número de horas pagas diminuiu 3,1% em relação a abril do ano passado, e apresenta variação negativa de 2,5% no acumulado dos primeiros quatro meses do ano.

O desemepenho negativo de abril foi disseminado: houve queda de pessoal ocupado em 11 dos 14 locais pesquisados. O principal impacto veio de São Paulo, maior parque industrial do país, onde o recuo foi de 3,3%. A queda no emprego na indústria paulista foi puxada pelo pior desempenho do segmento de produtos de metal (-15,4%), produtos têxteis (-10,6%) e calçados e couro (-13,8%). Também tiveram queda no nível de emprego as regiões do Rio Grande do Sul (-4,6%), Paraná (-3,7%) e Minas Gerais (-2,2%).

Os dados vêm em linha com os números fracos da produção industrial, divulgados há uma semana: em abril, o setor teve retração de 0,3%, resultado influenciado pela queda na produção de bens de consumo duráveis.

Em março, segundo dados divulgados no mês passado, o emprego no setor havia recuado 1,9% frente ao mesmo mês de 2013, mas avançado 0,2% em relação a fevereiro deste ano.

//Fonte:Força Sindicak