RIO – A Justiça do Trabalho do Acre condenou o frigorífico JBS Friboi, líder mundial em processamento de carne bovina, a pagar multa de R$ 2,5 milhões por manter funcionários trabalhando em condições precárias. Segundo o Ministério Público do Trabalho do estado (MPT-AC), a falta de equipamentos de segurança adequados e de higiene levou a companhia a registrar, em dois anos, 39 acidentes de trabalho.
Procurada, a empresa ainda não se manifestou, nem informou se vai recorrer da decisão.
Além da condenação milionária por dano moral coletivo, a 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco estabeleceu 16 obrigações à empresa, sob pena de multa diária de R$ 5 mil por cada exigência descumprida. Entre as obrigações estão fornecer gratuitamente equipamentos de proteção individual necessário ao trabalho; disponibilizar armários individuais para a guarda dos pertences dos trabalhadores e adequar as condições sanitárias dos banheiros utilizados pelos empregados, conforme comunicado divulgado pelo MPT-AC.
O órgão informou que os valores a serem pagos pela JBS serão revertidos para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) em Rio Branco. A Justiça do Trabalho determinou aos cartórios de registros de imóveis da capital acriana e outras localidades do estado o bloqueio dos bens da empresa até o limite exigido pela condenação.
Fonte: Força Sindical